A seca que assola o município de Tuntum/MA e cidades Vizinhas, mudou a vida dos criadores de gado que sofrem com a severa estiagem há pelo menos oito meses. Sem chuva, o pasto foi reduzido à areia. Debilitados pelo alimento escasso, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto. Além de não ter capim para dar a ovinos e bovinos, os produtores ainda são obrigados a comprar ração e complementos alimentícios a preços inflacionados.
Não é difícil encontrar animais mortos pelas estradas, pastos e riachos secos no sertão dos municipios atingidos. Para evitar mortes, muitos produtores dividem a água com os animais para evitar que eles fiquem ainda mais debilitados. Outros preferem vender animais a preços até 50% menores e evitar as mortes.
“É uma tristeza grande demais. Se não chover, ou o governo não ajudar com ração, em poucos meses não teremos nenhum animal vivo mais na nossa região”, disse o pecuarista João Manoel de Sousa, que viu a morte de sete de suas vacas nos últimos meses.
É muito comum, em toda a região que está sendo atingido pela seca, produtores passarem noite e dia olhando para o Céu, observando o comportamento das nuvens, muitos criadores estão vendendo todo o rebanho para não verem os seus animais morrerem, alguns não tem mais pastos e não conseguem vender os animais, por já estarem muito magros, e tivemos casos de criadores, que estão a procura de quem queira os animais de graça, só para verem se eles conseguem escapar dessa que é a maior seca de todos os tempos em nossa região.
Quando os metereologistas, começaram a prever apenas 2 meses de inverno, para começar na segunda quinzena de fevereiro, de 2016, muitos foram os criadores que diziam que se assim fosse, seus rebanhos não resistiriam, só que agora, já estão na torcida para que tenha pelo menos esses dois meses de inverno, para tentarem engordar o rebanho e se desfazerem dos animais. Chega a ser desesperador a situação de alguns criadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário. Com certeza ele será muito útil para mim! Obrigado!